gestão da água

A Importância da Gestão da Água!

Design by Freepik

World Water Day

No dia 22/03/19, foi celebrado o Dia Mundial da Água. Recomendado pela ONU no dia 22/03/1992, durante a ECO-92, Conferência das Nações Unidas, sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, voltada à consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

A água que é entendida como a origem da vida.

A água que constitui cerca de 65% de nosso corpo humano.

A água que supre nossas necessidades diárias, sem as quais não sobreviveríamos.

A água que leva embora nossas necessidades físicas primordiais, mas que acaba contaminando mais de 20% de nossos rios – dados de falta de tratamento. (dados da SOS Mata Atlântica – sobre os rios brasileiros)

A água que torna a agricultura e a pecuária viáveis.

A água em torno das quais nascem e crescem as cidades.

A água que, na sua falta, destrói civilizações (ver livro – Maias, …).

A água que se esvai e devasta quando as barragens se rompem.

A água que se mostra cada vez mais violenta, causa de desastres naturais, maremotos, tufões, enchentes, tsunamis.

A água que, sem gestão adequada, mostra sua fúria e mata.

Water Under Fire

A Unicef divulgou o relatório: Water Under Fire chamando a atenção para o fato de que sem acesso a água potável, crianças adoecem, escolas e hospitais não funcionam, doenças e desnutrição se espalham. Em muitos conflitos em todo o mundo, mais crianças morrem de doenças ligadas à água e ao saneamento inseguros do que à violência direta.

Gestão da Água

A gestão da água é imprescindível. Um bom Sistema de Gestão deve incluir a conservação e a economia de água. Modelos de gestão, como a ISO 14001, se tornam a cada dia mais necessários.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A importância da Gestão da Água é bastante enfatizada nos ODS´s – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dos 17 ODS´s, 3 incluem a gestão da água de forma direta:

ODS 6 -Água potável e saneamento

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

ODS 14 – Vida na água

E outros 5 de forma indireta.

ODS 1 – Erradicação da pobreza.

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e bem estar.

ODS 8 – Trabalho crescente e desenvolvimento econômico

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Hora do Planeta

No dia 30/03/19, das 20h30 às 21h30, teremos a Hora do Planeta.

Os sessenta minutos de celebração são um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta.

Está mais do que na Hora da Preservação do Planeta ser priorizada.

Em meio à crise de água em várias regiões do Brasil, vale relembrar o seu valor e a necessidade de todos de usá-la de forma racional. Vale recordar que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a água potável… Nós somos os afetados, nós somos os beneficiados… 

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas  ISO 14001, ISO 26000 e ISO 50001.

dia do meio ambiente
Um Ofuscado Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – MAKE OUR PLANET GREAT AGAIN
22 de Março – Dia Mundial da Água

Gostou? Compartilhe este post!

1 Comments

  1. Pingback: Dia Mundial do Meio Ambiente e Nossos Dilemas Éticos de cada dia – Ellux Consultoria

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 20 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.