O gerenciamento ambiental na indústria: um aval para a certificação ambiental

O gerenciamento ambiental na indústria: um aval para a certificação ambiental – 1993

Artigo publicado e apresentado no 17o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – 1993

Autores: Michel Epelbaum e Jair Rosa Claudio

RESUMO

Nos últimos anos, novos conceitos em proteção ambiental têm-se incorporado ao gerenciamento empresarial, parte por consciência das responsabilidades da organização, parte por pressões estatutárias e do mercado consumidor. O Artigo aborda um destes conceitos, a e certificação ambiental. Define e explica as diferentes concepções de certificação. Discute a estrutura organizacional e operacional do sistema de certificação na Comunidade Européia e no Brasil.
Finalmente aponta tendências da certificação ambiental na Comunidade Européia e Brasil.

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos pode-se observar transformações significativas nos métodos de gerenciamento empresarial, com vistas à manutenção da competitividade das empresas. Procurando melhorias em todas as características finais de interesse ao consumidor em seus produtos, as empresas vêm modificando sua estrutura produtiva de modo a reduzir custos e preço final, aperfeiçoar o seu sistema de garantia da qualidade de processos, produtos e serviços ao consumidor, aumentar a produtividade e garantir a proteção ambiental na produção, entre outros.
Novos conceitos e teorias em gerenciamento empresarial surgiram, como a teoria da qualidade. E seja pela pressão de mercado ou pelo aumento da consciência da responsabilidade do setor produtivo pela proteção do ambiente e saúde do homem, novos conceitos surgiram em gerenciamento ambiental, incorporando-o progressivamente à estratégia empresarial e aos custos de produção.
Entre eles, pode-se citar a atuação responsável (“responsible care”), o desenvolvimento sustentado e a certificação ambiental.
Neste artigo, é abordada a certificação ambiental, a nível de conceituação, estrutura e peracionalidade na Europa, e tendências no Brasil.

2. CONCEITUAÇÃO

De acordo com a norma ISO 8402, qualidade é a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que o torna capaz de satisfazer necessidades expressas ou implícitas.
Neste sentido, pode-se entender a certificação Ambiental como urna necessidade expressa do consumidor de saber que o produto que está adquirindo foi fabricado em instalações que não causam danos ao ambiente, a empresa fabricante não utiliza matérias primas extraídas em condições de dano ao ambiente e que o próprio produto não seja nocivo à saúde e ao ambiente.

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.