COP 24

Conferência sobre o Clima, Aquecimento Global recorde e a reação das lideranças!!!

Neste momento, representantes de diversos países estão reunidos para a 24ª Conferência do Clima da ONU – COP 24, na Polônia, discutindo uma maneira de frear o aquecimento global a níveis aceitáveis.

Os alertas sobre a gravidade da situação e dos efeitos do aquecimento global vêm de todos os lados:

ONU

Segundo a ONU, gases causadores do efeito estufa atingem nível recorde em 2017, só visto há 5 milhões de anos. As concentrações de dióxido de carbono e outros gases que aquecem a Terra aumentaram em 2017 e são 41% mais altas do que em 1990 (concentração na atmosfera de 405,5 ppm). As concentrações de dióxido de carbono na atmosfera aumentaram 0,5% em relação a 2016. 2018 deverá ser um dos quatro mais quentes já registrados:

Gases causadores do efeito estufa atingem nível recorde em 2017 diz ONU.

Gases de efeito estufa atingem nível visto há 5 milhões de anos.

ONU alerta que situação climática nunca foi tão grave.

The Lancet

Mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde do século 21, impactando a segurança alimentar, a água potável e o ar limpo. Milhões de pessoas já vêm sofrendo suas consequências, segundo o estudo The Lancet Countdown on Health and Climate Change (Contagem regressiva sobre saúde e mudanças climáticas), publicado na revista científica The Lancet em 28/11, que envolveu a ONU, agências intergovernamentais e 27 instituições acadêmicas.

Em comparação com o ano 2000, 157 milhões de pessoas adicionais em situação vulnerável, foram expostas a ondas de calor em 2017. O clima mais quente também levou à perda de 153 bilhões de horas de trabalho no ano passado, um salto de 60% em relação a 2000. 

Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial considera o aquecimento global com as suas consequências de eventos climáticos extremos, desastres naturais e riscos sociais e econômicos decorrentes (além da perda de biodiversidade), como os maiores riscos globais do planeta em 2018 (e consta da lista dos maiores nos últimos anos).

Megatendência

Os analistas de tecnologia e futuristas consideram o aquecimento global como uma megatendência, com graves consequências à humanidade e ao planeta, mas fazem previsões sobre as mudanças tecnológicas exponenciais que ajudarão a descarbonizar a economia e a substituir os combustíveis fósseis. Segundo as previsões da Singularity University (realizadas até o ano de 2038):
em 2024, as vendas de veículos elétricos irão compor metade das vendas totais de automóveis;
em 2028, a energia solar e eólica representarão quase 100% do consumo mundial.

Este contexto já está sendo avaliado em muitos segmentos da economia (p.ex. na semana conversei sobre o plano de negócios de uma empresa cujos clientes são imediatamente afetados e que estão se movimentando em direção à descarbonização).

Acordo de Paris

O ambiente também serve de alerta para os líderes mundiais dos governos. Também deve ser cuidadosamente avaliado pelo governo brasileiro recém-eleito, considerando que o Brasil é o 7° país do mundo que mais contribui para o aquecimento global.

O Acordo de Paris para o combate às mudanças climáticas, definido em dez/15, pretende implementar ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura média do planeta a menos de 2°C até 2100 (com esforços para ficar em no máximo 1,5°C). Porém, os resultados até o momento não são capazes de evitar as consequências cada vez mais conhecidas e baseadas em fatos concretos.

Os sinais emitidos pelo governo americano são um retrocesso em toda esta discussão. Da mesma forma, o novo governo eleito no Brasil ainda tem tempo para rever suas declarações e posições iniciais, caminhando para assumir uma liderança neste tema…

Todos seremos envolvidos! Todos seremos impactados. Todos deveremos agir… E rápido!!

Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas  ISO 14001, ISO 9001 e ISO 50001.

Saiba mais em nossos posts relacionados:

Riscos Globais 2018 – Fórum Econômico Mundial

COP21 Paris 2015 – Conferência sobre o Aquecimento Global – Acompanhe ao vivo!

Acordo Climático de Paris – COP21

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.