RIO + 20 – O FUTURO QUE QUEREMOS… SEM COMPROMISSO – Julho 2012
Artigo publicado na Revista “O Setor Elétrico” – Julho de 2012 – Ano 7 – Edição 78.
Esta coluna faz uma análise desta Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Comenta os temas, as discussões e os resultados.
Com respeito à Economia Verde, reconheceu-se somente a sua importância e exortou-se a cada país a considerar a possibilidade de implantar políticas no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, de maneira a impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos sustentáveis.
Sobre o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável (governança global), ressaltou-se a necessidade de fortalecimento e alinhamento das instituições e políticas nas várias esferas para integração dos três pilares do desenvolvimento sustentável. Decidiu-se estabelecer um foro político de alto nível, com caráter intergovernamental e universal que aproveite os pontos fortes, as experiências, os recursos sobre o desenvolvimento sustentável. Não houve transformação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), mas o compromisso de fortalecê-lo.
O documento final da RIO+20 convida ainda os programas, fundos e organismos do sistema ONU, bem como outras instituições financeiras internacionais a seguir fomentando a incorporação do desenvolvimento sustentável em seus programas, estratégias e decisões a fim de apoiar a todos os países, em particular aos países em desenvolvimento, em seus esforços para atingir a sustentabilidade. Leia mais!