Mudanças nas Normas ISO 9001 e ISO 14001- Parte 1

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Maiores Mudanças Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001

Concluí, na semana passada, um curso de Lead Assessor nas revisões 2015 das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. E a percepção é de que talvez as maiores mudanças destas normas sejam:

  • foco em valor agregado do sistema de gestão (o que inclui o maior alinhamento com a gestão empresarial, e uma documentação mais racional e integrada a outros sistemas de gestão);
  • apoiar a adaptação a um mundo em mudança e a ambientes e cenários mais complexos;
  • o fortalecimento do papel e responsabilidade da alta direção da organização para como a gestão da qualidade e meio ambiente.

Neste texto abordarei as mudanças referentes à liderança (deixando outras alterações para textos futuros).

Liderança Norma ISO 9000:2015

Inicialmente, vale comentar o princípio da Liderança, um dos sete expressos na norma ISO 9000:2015: “Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização”. Esta liderança permite às organizações alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os seus objetivos, gozando de benefícios como melhoria da capacidade da organização e de seu pessoal em fornecer os resultados desejados (com consequente aumento da eficácia e da eficiência), melhoria na coordenação dos processos e melhoria na comunicação. A liderança poderia exercer seu papel através de diversas ações e atitudes, como criar, comunicar e manter missão, visão, valores, estratégia e cultura apropriados; ser um exemplo positivo (e assegurar que os lideres em todos os níveis também o sejam), e inspirando, incentivando e reconhecendo as pessoas.

Normas ISO 9001 e 14001

As mudanças nas normas ISO 9001 e 14001 ocorreram em vários requisitos, tendo efeitos sobre a construção, manutenção e auditoria do Sistema de Gestão, ponto de vista sob o qual comentarei:

  • a auditoria com a Alta Direção deve envolver uma identificação e avaliação do contexto da organização em questões externas (p.ex. através de análise de diversos cenários, como político, econômico, social e legal) e internas, bem como as necessidades e expectativas das partes interessadas;
  • dentro da nova abordagem da mentalidade de riscos, o auditor deve avaliar se a organização considerou os riscos e oportunidades para alcançar os resultados pretendidos, prevenir efeitos indesejados e alcançar a melhoria do negócio (incluindo o planejamento de ações para trata-los), no que tange à qualidade e meio ambiente;
  • o auditor deve avaliar se os objetivos (e os planos para atingi-los) foram definidos, implementados e monitorados (item que foi mais reforçado na ISO 9001, alinhando-se ao texto mais detalhado da ISO 14001);
  • as responsabilidades da Alta Direção foram reforçadas (mais ainda na ISO 14001), incluindo assegurar a compatibilidade da política e objetivos com o contexto e direcionamento estratégico, assegurar a integração dos requisitos do sistema de gestão nos processos de seu negócio, promover a abordagem de processo e a mentalidade de risco (mais explícito na ISO 9001) e apoiar outros níveis de gestão a demonstrar sua liderança em seus processos. Não é mais obrigatória a função de representante da Alta Direção, cujas responsabilidades são atribuídas diretamente ao corpo diretivo da organização, reforçando-se o papel da liderança para a gestão;
  • a análise crítica do sistema de gestão agora avalia também o seu alinhamento com o direcionamento estratégico da organização. Na norma da qualidade, adicionou também a extensão do alcance de objetivos da qualidade (item já constante da versão anterior da ISO 14001) e da eficácia das ações para abordar riscos e oportunidades.

Auditorias ISO 9001:2015 e 14001:2015

Neste sentido, as auditorias com a alta administração tendem a ser mais longas, com mais requisitos a abordar, em uma conversa mais abrangente sobre o nível estratégico da organização. Parece haver uma necessidade dos auditores de ampliar suas competências, incluindo uma visão maior sobre administração e gestão empresarial.

O curso de Lead Assessor que fiz já contemplou um capítulo sobre contexto da organização, teoria geral da administração, planejamento estratégico e ferramentas como Análise SWOT (Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), Balanced Scorecard, análise de portfólio, etc.

Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria

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