sistema de gestão da energia

Desenvolvimento de Normas de Apoio para Sistemas de Gestão da Energia – ISO Série 50000

Crédito da Imagem – Freepik

A gestão de energia se torna cada vez mais necessária e de valor para as organizações. Tanto pela profunda dependência em nossas vidas e atividades, como pelo grande impacto no aquecimento global, sem falar nos custos crescentes associados, novos modelos e ferramentas para a melhoria do desempenho energético são bem vindas.

Neste artigo relato informações sobre os principais desenvolvimentos normativos associados à ISO 50001 (e sistema de gestão da energia) do Comitê Técnico TC 301 da ISO e do Comitê Brasileiro CB 116 (responsáveis pela ISO 50001 e outras normas de gestão e economia de energia).

ISO 50001Sistemas de Gestão da Energia: Requisitos com Guia para Uso – publicada a nova versão em agosto de 2018, baseadas nas mudanças gerais da estrutura de alto nível das normas de Sistemas de Gestão da ISO e alterações técnicas discutidas no grupo de trabalho;

ISO 50004 – Sistemas de Gestão da Energia – Diretrizes para a implementação, manutenção e melhoria do Sistema de Gestão da Energia – revisão mais recente está no estágio FDIS(*) de sua atualização perante a mudança da ISO 50001, com prazo de votação internacional até 07/05/2019;

ISO 50003 – Sistemas de Gestão da Energia – Requisitos para Entidades de Auditoria e Certificação de Sistemas de Gestão da Energia – A norma está em processo de revisão, atualmente no estágio CD (*), com prazo até 17/04/2019 para apresentação de comentários. O processo de revisão desta norma ocorrerá somente online (sem reuniões presenciais);

ISO 50005 – Diretrizes para a Implementação Faseada do Sistema de Gestão da Energia. Esta é uma nova norma da série, mais voltada às pequenas e médias empresas, na mesma linha de normas similares de outros sistemas de gestão (p.ex. a ISO 14005 para sistema de gestão ambiental), baseada em modelo de maturidade com 5 níveis. Ela está no estágio WD (*) de elaboração, e tem o prazo internacional até 16/04/2019 para apresentação dos votos dos países.

Vale comentar as propostas em discussão sobre sistema de avaliação de maturidade da gestão de energia (proposta do Japão) para fins de incentivo à melhoria e, também a elaboração (Brasil) de uma proposta de modelagem de um banco de dados internacional sobre implementação de sistemas de gestão de energia.

Boas notícias que vem para ajudar na melhoria do desempenho energético, redução do aquecimento global e para agregar valor às organizações!

Glossário (*)
CD – Comitee Draft – estágio de Comitê
FDIS – Final Draft International Standard – estágio de aprovação
DIS – Draft International Standard – estágio de consulta, anterior ao estágio de aprovação
TC – Technical Commitee (Comitê Técnico)
WD – Working Draft – estágio preparatório, dentro do Grupo de Trabalho
WG – Work Group (Grupo de Trabalho)

Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, incluindo a Norma  ISO 50001. 

Saiba mais sobre este assunto em nossos posts relacionados:

PUBLICADA A REVISÃO DA ISO 50001!

GESTÃO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE: BOAS E MÁS NOTÍCIAS!

GESTÃO DE MEIO AMBIENTE E ENERGIA: CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA!

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.