Sistema Gamificado

Como Estruturar um Sistema Gamificado

Nos posts anteriores,  apresentamos diversas vantagens em utilizar um Sistema Gamificado como:  diversão, mudança de hábitos, engajamento de funcionários e melhoria da aprendizagem.

Mas, como estruturar um Sistema Gamificado?

Algumas pessoas têm a impressão de que para elaborar um projeto de Gamificação é só inserir pontuações,  premiações e ranking.

Mas na verdade não é bem assim, a estrutura de um bom Sistema Gamificado é complexa e exige inúmeras considerações, como, por exemplo:

  • O meu jogo tem objetivos claros?
  • Quais as motivações dos jogadores?
  • O que o jogador precisa saber em cada momento do jogo?
  • Esta gamificação está divertida?
  • Qual o Tema?
  • A mecânica está funcionando?
  • Que problemas têm que ser resolvidos?

Game Design – A Deck of Lenses

Jesse Schell  é um game designer que trabalhou detalhadamente estas questões.

Ele escreveu o livro: The Art of Game Design e desenvolveu um aplicativo para auxiliar na criação de jogos e gamificações: Game Design – A Deck of Lenses – gratuito e disponível para Android e IOS.

Esta ferramenta pode ser utilizada tanto no momento da criação como na fase final a fim de checar se o jogo foi bem feito e se não há falhas que devem ser corrigidas.

Gosto de utilizá-la na fase final da elaboração do Sistema Gamificado para checar se tudo está funcionando de acordo e se não me esqueci de algum elemento importante.  É possível criar um check list versátil e personalizado.

O formato é bem interessante e prático: como o próprio nome sugere – Deck of Lenses – “baralho de lentes” ou lentes de feedback . São 112 princípios (mais o princípio do infinito). (Claro que dependendo do projeto nem todos os princípios serão aplicados.)

Cada princípio é apresentado em uma carta e a ideia é ampliar a visão em cada um destes conceitos que aparecem nos jogos – literalmente colocar uma lente sobre cada um deles.

Exemplos de princípios: beleza, obstáculos, história, surpresa, time, momentos, status, jornada do herói, quebra cabeça e outros.

Cada carta contem um conceito, uma ilustração, a explicação do conceito e algumas perguntas norteadoras para que você pense na sua Gamificação.

É possível ordenar estas cartas por diferentes perspectivas:  do designer, do  jogador, da experiência, do processo e do game.  Também é possível tirar cartas aleatórias, ordená-las de diversas formas e classificar as cartas como favoritas.

 

A equipe da Ellux Consultoria esta a disposição para auxiliar você e sua empresa na estruturação de um Sistema Gamificado!

Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.

Para saber mais:

Gamificação, Diversão e Treinamentos

Gamificação e a Mudança de Hábitos

7 Fatores que podem atrapalhar o sucesso de uma gamificação

Os principais benefícios da Gamificação

Gamificação como ferramenta para melhoria da aprendizagem

Gamificação: Interessante ferramenta para engajar funcionários

Os principais benefícios da Gamificação

SUCESSO NA GAMIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL DOS JOGADORES!

 

 

Gostou? Compartilhe este post!

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.