WHOW! Festival de Inovação

WHOW! – Festival de Inovação -Tendências de Inovação em Educação, Sustentabilidade e Negócios

Na semana passada tive a oportunidade de participar do Festival de Inovação WHOW!. Foram 3 dias intensos repletos de palestras, painéis,  mentorias e  visitas criativas a empresas consideradas inovadoras.

Seguem as tendências de inovação que mais me chamaram a atenção neste evento nas áreas de Educação, Sustentabilidade e Negócios:

Educação

–  Perceber que temos que estar aprendendo sempre. Não dá para “cochilar” ou parar… O ROL (retorno sobre o aprendizado) está tomando o lugar do ROI (retorno sobre investimento).

Letramento digital – incentivar as crianças a aprenderem noções básicas de programação. As crianças sabem utilizar games, aplicativos, redes sociais mas muitos não têm ideia do que esta por trás destas ferramentas.

– Mudar a visão de que errar é ruim. Quem não erra, não inova! Errar algumas vezes até acertar e assim escalar.  Mindset antigo: ou acerto ou erro! Mindset atual e de sucesso: é natural errar várias vezes até acertar. “Fail fast  – na modelagem de negócios, falhar significa aprender. E aprender significa evoluir. Falhar rapidamente e gastando poucos recursos nos leva a solução de problemas de forma ágil e sustentável. Profissional High Potention – profissional disposto a aprender com as falhas.

– Quanto ao ensino a distância: há maior engajamento dos alunos quando a aula ocorre online ao vivo com um tutor para interagir em tempo real.

– A realidade virtual e a realidade aumentada ganham cada vez mais espaço e seu uso cresce exponencialmente. A previsão de crescimento anual é de 40%. Estas tecnologias permitem a imersão e possibilitam inúmeras utilidades. Vale comentar que o faturamento da Indústria de Games já ultrapassa outras indústrias de entretenimento como a TV, o Cinema e a Música.

Sustentabilidade

–  Valorização da Biomimética. Biomimética é o estudo das estruturas biológicas e das suas funções para, assim, aprender com as estratégias e soluções da natureza. E aplicar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, como engenharia, biologia, design, administração, medicina, futurismo e tecnologia, entre outras.

–  Sistema B é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa tem o objetivo de apoiar e certificar as empresas que criam produtos e serviços voltados para resolver problemas socioambientais.

Empresa B é a empresa que visa como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental. O sistema B é um movimento que pretende disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo através da certificação de empresas no âmbito global. Toda empresa do sistema B possui como objetivo solucionar problemas socioambientais.

Negócios

– Hoje o conceito de concorrência é bem mais amplo do que tínhamos como concorrência direta. Hoje não ocorre só a concorrência direta, mas também a concorrência da experiência. Exemplo: um Cliente pode solicitar a você que tenha um aplicativo tão funcional como a empresa de outro setor que não concorre com você.

Conforme a especialista em tendências, Daniela Klaiman, as grandes mudanças de mindset que ditarão o futuro são:

1  – Parar de pensar no individual e pensar no coletivo.

2 – O racional cede lugar ao emocional.

3 – O pensamento exponencial ganha espaço do linear.

4 – Sai a mentalidade de escassez e entra a mentalidade de abundância.

Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de  ConsultoriaTreinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.