WHOW! Festival de Inovação

WHOW! – Festival de Inovação -Tendências de Inovação em Educação, Sustentabilidade e Negócios

Na semana passada tive a oportunidade de participar do Festival de Inovação WHOW!. Foram 3 dias intensos repletos de palestras, painéis,  mentorias e  visitas criativas a empresas consideradas inovadoras.

Seguem as tendências de inovação que mais me chamaram a atenção neste evento nas áreas de Educação, Sustentabilidade e Negócios:

Educação

–  Perceber que temos que estar aprendendo sempre. Não dá para “cochilar” ou parar… O ROL (retorno sobre o aprendizado) está tomando o lugar do ROI (retorno sobre investimento).

Letramento digital – incentivar as crianças a aprenderem noções básicas de programação. As crianças sabem utilizar games, aplicativos, redes sociais mas muitos não têm ideia do que esta por trás destas ferramentas.

– Mudar a visão de que errar é ruim. Quem não erra, não inova! Errar algumas vezes até acertar e assim escalar.  Mindset antigo: ou acerto ou erro! Mindset atual e de sucesso: é natural errar várias vezes até acertar. “Fail fast  – na modelagem de negócios, falhar significa aprender. E aprender significa evoluir. Falhar rapidamente e gastando poucos recursos nos leva a solução de problemas de forma ágil e sustentável. Profissional High Potention – profissional disposto a aprender com as falhas.

– Quanto ao ensino a distância: há maior engajamento dos alunos quando a aula ocorre online ao vivo com um tutor para interagir em tempo real.

– A realidade virtual e a realidade aumentada ganham cada vez mais espaço e seu uso cresce exponencialmente. A previsão de crescimento anual é de 40%. Estas tecnologias permitem a imersão e possibilitam inúmeras utilidades. Vale comentar que o faturamento da Indústria de Games já ultrapassa outras indústrias de entretenimento como a TV, o Cinema e a Música.

Sustentabilidade

–  Valorização da Biomimética. Biomimética é o estudo das estruturas biológicas e das suas funções para, assim, aprender com as estratégias e soluções da natureza. E aplicar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, como engenharia, biologia, design, administração, medicina, futurismo e tecnologia, entre outras.

–  Sistema B é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa tem o objetivo de apoiar e certificar as empresas que criam produtos e serviços voltados para resolver problemas socioambientais.

Empresa B é a empresa que visa como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental. O sistema B é um movimento que pretende disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo através da certificação de empresas no âmbito global. Toda empresa do sistema B possui como objetivo solucionar problemas socioambientais.

Negócios

– Hoje o conceito de concorrência é bem mais amplo do que tínhamos como concorrência direta. Hoje não ocorre só a concorrência direta, mas também a concorrência da experiência. Exemplo: um Cliente pode solicitar a você que tenha um aplicativo tão funcional como a empresa de outro setor que não concorre com você.

Conforme a especialista em tendências, Daniela Klaiman, as grandes mudanças de mindset que ditarão o futuro são:

1  – Parar de pensar no individual e pensar no coletivo.

2 – O racional cede lugar ao emocional.

3 – O pensamento exponencial ganha espaço do linear.

4 – Sai a mentalidade de escassez e entra a mentalidade de abundância.

Rosa A Epelbaum – diretora da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de  ConsultoriaTreinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.