Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança

Diversos modelos normativos em vários países têm sido buscados para estruturar a gestão da saúde ocupacional e segurança (SST), considerando a crescente preocupação com acidentes e doenças provocados pelo trabalho. Dentre eles, o que tem se mostrado mais eficaz é a norma OHSAS 18001, aprovada em 1999 por alguns organismos governamentais de acreditação e entidades certificadoras, pois apresenta as seguintes vantagens:

  possibilita a integração com os sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente.

  permite a certificação independente e o reconhecimento externo.

  está estruturada seguindo o modelo mundialmente conhecido do ciclo PDCA – planejar, desenvolver, checar e atuar, conforme segue:

A Norma OHSAS 18001 estabelece um sistema de gestão de SST.

  • assegurar a acionistas, clientes, comunidade, governo e outras partes interessadas o compromisso para com a SST, assim como comunicar os resultados que o evidenciem.
  • efetivo cumprimento à legislação vigente, evitando multas, vulnerabilidades, passivos, acidentes e doenças ocupacionais.
  • redução dos riscos ambientais, dos processos e das tarefas, com enfoque na prevenção na fonte/causa.
  • aumento das competências, da conscientização e do aprendizado organizacional e individual.
  • redução do custo da conformidade legal, ao longo dos anos.
  • organização dos processos de gestão de SST.
  • mensuração efetiva da melhoria dos resultados em SST.
 Certificação do Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança 

Para a certificação do SGS, a empresa deve implementar todos os elementos, demonstrando que tem condições de atender à legislação ocupacional e que desenvolve ações para a melhoria contínua de seus processos e resultados, e à prevenção de riscos.

A Norma ISO 45001 foi recentemente aprovada (e será publicada em março de 2018), baseada na OHSAS 18001 e na estrutura de alto nível para sistemas de gestão da ISO (conforme a figura do PDCA a seguir), que deverá se tornar a referência para este tema.

PDCA Ellux Consultoria

PDCA

A ellux pode auxiliar sua empresa na concepção, implementação ou melhoria do SGS. As atividades que desenvolvemos, seja em conjunto com o pessoal da empresa ou definidas pela consultoria com a sua aprovação são:

  • elaboração de planos de implementação e seu acompanhamento.
  • definição da gestão estratégica, iniciando pelo contexto da organização, passando pela liderança e definição de políticas, objetivos, indicadores e planos de gestão de SST.
  • levantamento e avaliação de riscos ocupacionais.
  • levantamento e avaliação de riscos e oportunidades.
  • concepção de manuais, procedimentos e sistemáticas.
  • elaboração de planos para atuação em emergências.
  • elaboração de planos, ações e materiais de comunicação sobre SST.
  • implementação dos procedimentos.
  • estabelecimento de ações corretivas/preventivas.

Além disto, veja também nossas atividades de auditoria e treinamento que completam o projeto de consultoria!

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.