ellux-consultoria-gamificação

Gamificação como Ferramenta para a Melhoria da Aprendizagem

Educação, Treinamento, Desenvolvimento & Gamificação

É patente a revolução em andamento na educação, treinamento e desenvolvimento, com novos conhecimentos das áreas afins e novas técnicas, modelos e ferramentas sendo aplicados. Como exposto na pesquisa anual divulgada no final de 2015 “O Panorama do Treinamento no Brasil – Fatos, Indicadores, Tendências e Análises”, realizada pela ABTD/Integração/Carvalho & Mello/ Revista T&D com 425 empresas (ver post anterior), percebe-se demanda cada vez mais crescente das habilidades comportamentais, além daquelas técnicas e de conhecimentos para exercer os cargos e funções específicos.

O melhor entendimento do funcionamento do cérebro pela Neurociência traz luz à área de educação, identificando-se que a formação de cadeias neurais (e a aprendizagem) é mais efetiva quando:

  • o aluno está emocionalmente e positivamente envolvido – p.ex. com o uso de músicas, storytelling, jogos e trechos de filmes;
  • há desafios a serem vencidos;
  • o aluno está concentrado (sem distrações de qualquer natureza, do ambiente ou internas);
  • um ciclo de conhecimento é adotado: informação é passada em pequenos pacotes incrementais, repetida algumas vezes, com aplicação prática, avaliação e feedback  imediatos.

Neurociência & Gamificação

A Neurociência, aplicada à aprendizagem, considera que captamos as informações independentemente da realidade ou virtualidade dos fatos.

Considerando-se todas estas características, os jogos tem se mostrado uma excelente ferramenta para melhoria do aprendizado.

As novas gerações jogaram toda sua vida, mas as gerações anteriores também o fazem:

Uma ferramenta muito empregada atualmente para melhoria de aprendizagem é a Gamificação, que aplica os mecanismos de jogos para estimular o trabalho e o aprendizado, em atividades como treinamento interno, engajamento de clientes e de outras partes interessadas, visando desenvolvimento de habilidades e mudanças de comportamento.

A empresa de pesquisas de marketing Gartner afirmou em pesquisas sobre Gamificação:

  • em 2015 mais de 50% das organizações que gerenciam processos de inovação  gamificarão estes processos;
  • 70% das 200 empresas que compõem o ranking global da Forbes estavam planejando utilizar a gamificação para aprimorar suas estratégias de marketing;
  • a gamificação comporá um mercado mundial de US$ 2,8 bilhões em 2016 e de US$ 5,5 bilhões até 2018;
  • até o ano de 2020, cerca de 85% da nossa rotina será baseada em atividades comuns de games, como: pontos, recompensas e medalhas. (fonte: pesquisa do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos – instituição dedicada à formação de padrões técnicos).
  • A Pesquisa Playing to Win da ATD (out e nov-2013) com 551 pessoas mostrou que 25% dos entrevistados usavam a técnica de gamificação para engajar e incentivar as equipes internas (e 46% pretendiam usar no próximo ano), com 77% de eficácia moderada a alta.

Não á toa esta abordagem é usada em organizações distintas como Nike, Samsung, Philips, Google, Microsoft, Direct TV, Banco BBVA, SAP, Deloitte, American Heart Association (AHA), departamentos de governos dos EUA e Inglaterra.

Michel Epelbaum  diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento, Auditoria e Gamificação em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade.

Gamificação: Interessante ferramenta para engajar funcionários

Os principais benefícios da Gamificação

SUCESSO NA GAMIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL DOS JOGADORES!

COMO ESTRUTURAR UM SISTEMA GAMIFICADO

GAMIFICAÇÃO, DIVERSÃO E TREINAMENTOS 

GAMIFICAÇÃO E A MUDANÇA DE HÁBITOS 

7 FATORES QUE PODEM ATRAPALHAR O SUCESSO DE UMA GAMIFICAÇÃO

Gostou? Compartilhe este post!

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.