Dia Mundial do Meio Ambiente Ofuscado pela Crise

Crise e Sustentabilidade

E neste frio outono, as crises se sucedem, não dando sossego para os brasileiros. Um tornado de problemas políticos, econômicos, sociais, ambientais e éticos…

Os olhos e ouvidos dos brasileiros estão divididos entre o tiroteio de denúncias/ escândalos e a crise econômica. Não sobra espaço para a preocupação com a sustentabilidade

Mas os eventos extremos se multiplicam no Meio Ambiente, além da economia e política:

– “microexplosão”, ocorrida em Campinas/SP e cidades próximas no início de junho…. Até poucos anos atrás, os furacões não eram um fenômeno com ocorrência dentro do Brasil (o primeiro já registrado no Atlântico Sul foi o Catarina, em 2004), e agora descobrimos mais esta…;

– em 2015 e 2016 temos o “El Niño” seguido de “La Niña”, mudanças de temperatura no Oceano Pacífico que contribuem para mudanças climáticas mais acentuadas e eventos extremos;

O clima afeta sobremaneira o nosso dia a dia. O clima afeta a energia, e a energia afeta o clima (e também a humanidade)…

Em 26/04 completaram-se 30 anos do grave acidente nuclear de Chernobyl, pelo que vale expor os dados deste exemplo de impacto da geração de energia (fonte: estudo para a ONG dirigida pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, in Jornal O Estado de São Paulo, 27/04/16):

– morte de 31 pessoas;

– exposição à radiação de cerca de 10 milhões de pessoas, principalmente russos, ucranianos e bielo-russos;

– destruição do meio ambiente da região, retirada de 1 milhão de pessoas da região, com o esvaziamento de 96 cidades/vilarejos;

– efeitos neuropsicológicos afetando toda uma geração;

– custos totais de US$ 700 bilhões;

– 95% do material contaminado não foram devidamente cobertos ou enterrados.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia mundial do meio ambiente, comemorado anualmente em 05/06, passou quase em brancas nuvens neste ano, ofuscado e diminuído por todas as questões políticas e econômicas conjunturais… E continuamos entre a cruz e a espada,ambiental nesta batalha entre a solidariedade/zelo (pelo planeta/biodiversidade/pessoas) e o individualismo diante da sobrevivência, ainda mais nos atuais momentos de crise.

Que os visionários, os corajosos, os éticos, os cooperativos, os amorosos e os sábios liderem a humanidade, mirando o futuro, bem além deste frio outono…

Michel Epelbaum  diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas ISO 14001:2015 e ISO 50001.

Saiba mais em nossos posts relacionados:

UM OFUSCADO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – MAKE OUR PLANET GREAT AGAIN 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE OFUSCADO PELA CRISE 

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – BOAS E MÁS NOTÍCIAS

Gostou? Compartilhe este post!

1 Comments

  1. Pingback: Dia Mundial do Meio Ambiente

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.