Dia Mundial do Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – MAKE OUR PLANET GREAT AGAIN

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que em 2017 recebeu o tema “Conectando as pessoas à natureza”.  Talvez devamos acrescentar um subtema: “Desconectando as pessoas da pura sobrevivência econômica”… Porque é com este espírito que o presidente dos EUA acabou de desconectar o país (segundo maior poluidor mundial) do Acordo de Paris para conter as mudanças climáticas, juntando-se aos 2 únicos países que não o fizeram (Síria e Nicarágua).

Mas é gratificante ver as expressivas reações de diversas figuras públicas, nas ruas e avenidas reais e das redes sociais contra esta decisão unilateral, com bom efeito demonstrativo de quem está liderando o caminho em direção ao futuro:

– presidentes de vários países;

– governadores e prefeitos americanos (p.ex. Califórnia, Los Angeles, Chicago, Houston);

– centenas de grandes líderes empresariais (p.ex. Walmart, Google, Apple, GE, HP, Dow, Ford, Intel, incluindo até mesmo produtoras de combustíveis fósseis como a Exxon Mobil)

– ONGs.

Foi um marco ver Elon Musk (fundador do PayPal e atual CEO da empresa Tesla) e Bob Iger (CEO da Disney) deixarem imediatamente o grupo de conselheiros da Casa Branca por conta desta decisão.

Neste ano, o chamado é para que as pessoas procurem a conexão com a natureza (e tragam o belo ao centro de nossas vidas) e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente e da vida (de ir além de si próprio e do seu bolso….). Que está sendo destruído em um ritmo acelerado… Assistimos no presente à sexta extinção em massa (episódio nos quais grandes números de espécies são extintas em um curto período de tempo) – todas as anteriores causadas por catástrofes naturais, como o impacto de um meteorito, mas a atual se deve a atividades humanas.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente convida os cidadãos a comemorarem o dia de diferentes maneiras, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.

E nós convidamos você a participar da transformação das pessoas e das instituições para a evolução humana e planetária, em direção ao desenvolvimento sustentável.

A decisão de Trump pode levar a reduções de investimentos e da velocidade do movimento, mas não acaba com o Acordo, nem com as ações e intenções da sociedade americana e mundial para conter o aquecimento global!

Finalizando com as encorajadoras palavras do novo presidente francês Emmanuel Macron:

Make Our Planet Great Again (campanha nas redes sociais, em referência à campanha eleitoral de Donald Trump “Make America Great Again“).

Não há plano B, pois não há planeta B!

Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão da Energia e Meio Ambiente, inclusive nas Normas ISO 50001 – energia e ISO 14001 – ambiental.

 

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Auditoria, Consultoria, Treinamentos e Gamificação em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 45001, ISO 26000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000, BPM e outros modelos.