Dia Mundial do Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – MAKE OUR PLANET GREAT AGAIN

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que em 2017 recebeu o tema “Conectando as pessoas à natureza”.  Talvez devamos acrescentar um subtema: “Desconectando as pessoas da pura sobrevivência econômica”… Porque é com este espírito que o presidente dos EUA acabou de desconectar o país (segundo maior poluidor mundial) do Acordo de Paris para conter as mudanças climáticas, juntando-se aos 2 únicos países que não o fizeram (Síria e Nicarágua).

Mas é gratificante ver as expressivas reações de diversas figuras públicas, nas ruas e avenidas reais e das redes sociais contra esta decisão unilateral, com bom efeito demonstrativo de quem está liderando o caminho em direção ao futuro:

– presidentes de vários países;

– governadores e prefeitos americanos (p.ex. Califórnia, Los Angeles, Chicago, Houston);

– centenas de grandes líderes empresariais (p.ex. Walmart, Google, Apple, GE, HP, Dow, Ford, Intel, incluindo até mesmo produtoras de combustíveis fósseis como a Exxon Mobil)

– ONGs.

Foi um marco ver Elon Musk (fundador do PayPal e atual CEO da empresa Tesla) e Bob Iger (CEO da Disney) deixarem imediatamente o grupo de conselheiros da Casa Branca por conta desta decisão.

Neste ano, o chamado é para que as pessoas procurem a conexão com a natureza (e tragam o belo ao centro de nossas vidas) e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente e da vida (de ir além de si próprio e do seu bolso….). Que está sendo destruído em um ritmo acelerado… Assistimos no presente à sexta extinção em massa (episódio nos quais grandes números de espécies são extintas em um curto período de tempo) – todas as anteriores causadas por catástrofes naturais, como o impacto de um meteorito, mas a atual se deve a atividades humanas.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente convida os cidadãos a comemorarem o dia de diferentes maneiras, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.

E nós convidamos você a participar da transformação das pessoas e das instituições para a evolução humana e planetária, em direção ao desenvolvimento sustentável.

A decisão de Trump pode levar a reduções de investimentos e da velocidade do movimento, mas não acaba com o Acordo, nem com as ações e intenções da sociedade americana e mundial para conter o aquecimento global!

Finalizando com as encorajadoras palavras do novo presidente francês Emmanuel Macron:

Make Our Planet Great Again (campanha nas redes sociais, em referência à campanha eleitoral de Donald Trump “Make America Great Again“).

Não há plano B, pois não há planeta B!

Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão da Energia e Meio Ambiente, inclusive nas Normas ISO 50001 – energia e ISO 14001 – ambiental.

Saiba mais em nossos posts relacionados:

UM OFUSCADO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE OFUSCADO PELA CRISE 

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – BOAS E MÁS NOTÍCIAS

Gostou? Compartilhe este post!

3 Comments

  1. Pingback: Dia do Meio Ambiente 2018

  2. Pingback: Dia Mundial do Meio Ambiente

  3. Pingback: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE?

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.