dia mundial da qualidade

Dia Mundial da Qualidade 2018

Design by Freepik

Todo ano, na segunda quinta-feira de novembro é comemorado em vários países o Dia Mundial da Qualidade, criado pela Organização das Nações Unidas em 1990, com o objetivo de debater a importância da qualidade dentro das empresas, conscientizar e incentivar as organizações a buscarem constante desenvolvimento.

Na semana passada participei de eventos e palestras em eventos relacionados ao Dia Mundial da Qualidade, como o V SEMINÁRIO ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação, além de outros não relacionados, como a HSM EXPO 2018 e o lançamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental – IPRC.

Dentre os pontos discutidos, ressalto:

Mudanças Tecnológicas

(fonte: palestras dentro do V Seminário ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação; palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira)

  • O avanço tecnológico representado pela Quarta Onda, Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) e outros associados, incluindo a inteligência artificial, Internet das Coisas e o Big Data;
  • A digitalização ora em andamento e suas consequências sobre a produtividade e a competitividade – ex: em 2017 as vendas online ultrapassaram pela primeira vez as vendas físicas nas lojas (Estados Unidos).

Transformação dos produtos em serviços

(fonte: palestras dentro do V Seminário ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação)

  • “Todo produto é um serviço!!!” (citação de Theodore Levitt, 1961 – não existe dicotomia entre produtos e serviços, pois tudo é serviço).
  • “O futuro dos produtos são os serviços”.
  • “Toda empresa será tecnológica e de serviços, ou morre!”.
  • “O Futuro dos Serviços é a digitalização!”.

Organizações Exponenciais

(fonte: palestra HSM Expo – Transformações exponenciais: o paradigma da inovação em organizações que precisam adaptar sua liderança e cultura para o futuro – Francisco Milagres)

Como as organizações estão encarando o desafio tecnológico e as transformações exponenciais, demandando:

  • Propósito massivo transformador;
  • Inovação empoderada;
  • Modelos de negócios baseados em dados;
  • Encantamento do cliente.

Impactos na Sociedade e Ser Humano

  • Transformação dos empregos (fonte: palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira). Grande chance de eliminação de empregos como operadores de telemarketing e operadores de câmeras (vídeo, cinema, TV);
  • Novos hábitos (fonte: palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira) – grande aumento do tempo passado online (mais que dobrou desde 2008, sendo que o tempo no celular mais que decuplicou, da massa de mensagens e informações trocadas, e da velocidade da “vida online” – um exemplo: 58% das mensagens é respondida em menos de 1 minuto…; grande dispêndio de horas das crianças em jogos – uma criança passa mais horas jogando até os 15 anos do que a carga horária de um curso de engenharia civil do ITA…
  • Educação (fonte: palestra “Transformação digital na, com e para a educação” na HSM EXPO, de Sílvio Meira) – a necessidade de fazer evoluir o processo educacional (que ainda é reconhecidamente similar ao usado no século XIX, apesar de avanços em alguns locais e países).
  • Humanização da tecnologia e das empresas (fonte: palestras dentro do V Seminário ABQ QUALIDADE SÉCULO XXI – A Era da Transformação) – a necessidade de humanizar a experiência no mundo digital. A inteligência pode ser em parte substituída, mas não a consciência humana.
  • Risco comportamental (fonte: lançamento do IPRC) – a demanda de considerar o comportamento humano e seus riscos, dado que é racional e emocional simultaneamente.

Com todas estas mudanças, a vida de cada um de nós vem se alterando dramaticamente, com grande aceleração, com mudanças na forma de pensar, raciocinar, tomar decisões e aprender.

Quanto ao meio empresarial, grandes transformações estão ocorrendo e são esperadas, cabendo aos gestores entender e liderar, alinhados a propósitos e valores compatíveis com os novos tempos.

A velocidade e a força das mudanças são desafiadoras e assustam… mas trazem sempre a oportunidade de criarmos uma sociedade e um futuro melhor com qualidade como elemento central.

Michel Epelbaum – Diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão, inclusive nas Normas  ISO 14001:2015, ISO 9001:2015, ISO 45001, ISO 50001, ISO 37001.

Saiba mais sobre este assunto em nossos posts relacionados:

Dia Mundial da Qualidade

Reflexões sobre a Implementação na Prática da ISO 9001 e 14001:2015 Parte 1

Reflexões sobre a Implementação na Prática da ISO 9001 E 14001:2015 Parte 2

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA e outros modelos.