Causa e Consequência da Corrupção

Causa e Consequência, Versões e Verdades: o movimento anticorrupção global está evoluindo?

Designed by Freepik

Os embates entre partes opostas estão cada vez mais artificiais, (auto)enganosos e midiáticos: desde o ficcional “ciência x religião” do mais recente livro de Dan Brown: “A Origem”, passando pelo Corinthians x Palmeiras deste domingo (segundo o presidente do Palmeiras: “É uma vergonha, manchou o campeonato paulistinha…, jogou o campeonato no lixo”), até a prisão do ex-presidente Lula. Como aquele provérbio chinês: todos os fatos tem 3 versões: a minha, a sua e a verdadeira…

As “maratonas de séries” do fim de semana e o desvirtuamento da realidade

Passei estes últimos dias “grudado” na televisão assistindo à maratona de capítulos da “série”:  “A prisão de Lula”. Toda a distorção da realidade na narrativa proposta pelo PT, as artimanhas empregadas pelos advogados, as maquinações secretas junto aos ministros do STF e do STJ, as votações, as negociações… A realidade se mostrou mais ficcional e melhor do que “House of Cards” e “O Mecanismo”.

Também passei boa parte do final de semana fazendo maratona de capítulos do livro do Dan Brown. E também assisti nervosamente ao último capítulo desta temporada paulista de futebol, onde o menos medroso ganhou nos pênaltis, um futebol minimalista, longe dos grandes vôos pretendidos pelo time alviverde… um resultado anunciado (aconteceu quase o mesmo na semifinal, e em várias das partidas do campeonato paulista, onde um gol marcado nos primeiros 20 minutos do jogo já era suficiente para abdicar do jogo e passar à tática de enrolação-administração)… Espero que haja o aprendizado necessário para a nova temporada que já se iniciará… Mas, no final das contas, gastaram-se horas demais discutindo a arbitragem… muito mais do que a baixa qualidade do jogo.

O necessário banho de realidade de Causa x Consequência

Temos de aprender que o presente é consequência do passado, que o futuro é fruto dos atos presentes. Causa e consequência: este é o necessário banho de realidade. Fazer por merecer os resultados… 95% de transpiração e 5% de inspiração… Os fins nobres justificam os meios nobres…

A prisão do ex-presidente

Os governos do ex-presidente Lula tiveram méritos em alguns programas sociais, que tem de ser reconhecidos, e conseguiram “surfar” na conjuntura econômica mundial extremamente favorável aliada a uma economia nacional estável herdada do governo anterior. Mas os erros do Capitalismo de Laços (veja o livro de 2010 do autor Sérgio Lazzarini) e de coalizão, e decisões econômicas equivocadas (já com um ambiente mundial de crise), aliados a esquemas corruptos de grande monta, foram gerando suas consequências…

As versões do PT e do presidente do Palmeiras fogem da realidade, e contribuem para não aceitar as consequências de seus atos, uma forma de auto engano e de engano dos cidadãos. Na linguagem jocosa juvenil: “Mimimi”

A Operação Lava-Jato demonstrou estar fazendo investigações profundas sobre vários partidos e personagens. Em alguns momentos podem ter havido erros e exageros, mas isso não invalida a operação como um todo, longe disto. E antes disso já havia o resultado do mensalão, e outras operações de investigação.

O movimento anticorrupção global está evoluindo?

É uma coincidência nestes últimos dias estarmos falando da condenação e prisão de vários presidentes e ex-presidentes?

Coréia do Sul – a ex-presidente sul coreana Park Geun-hye (já obrigada a renunciar ao cargo de presidente pelo mesmo processo, e em prisão preventiva) é condenada a 24 anos de prisão;

África do Sul – o ex-presidente Jacob Zuma (obrigado a renunciar ao cargo de presidente pelo mesmo processo) está sendo julgado por acusação de corrupção na venda de armas;

 Peru – novo processo de impeachment contra o presidente Pedro Pablo Kuczynski, por vínculos de corrupção com a Odebrecht, quando era ministro do governo Alejandro Toledo (2000-2006). Isso após o presidente anterior Alejandro Toledo ter fugido do país para não ser preso, e do seu substituto Ollanta Humala ser preso preventivamente;

França – ex-presidente Nicholas Sarkozy está em julgamento por corrupção ativa e tráfico de influências, em um dos vários processos de corrupção em que é acusado.

Sem falar em vários outros processos e investigações de corrupção em alta esfera governamental, em andamento ou encerrados, como em Angola, Moçambique, Equador, El Salvador, Panamá, Israel. E encerrando a lista, a investigação do presidente dos EUA, Donald Trump, por interferência russa na sua eleição…

Será que realmente existe um movimento global evolutivo sobre ética e retidão?

As consequências mundiais da corrupção são gigantes (OCDE, 2014):

  • Custo de mais de 5% do PIB mundial (US$ 2.6 trilhões).
  • Mais de US$ 1 trilhão pagos em propinas a cada ano.
  • Aumento médio do custo de fazer negócios em mais de 10% (World Economic Forum).
  • Piora da qualidade dos investimentos, serviços e regulação governamentais.
  • Distorção da economia, redução da qualidade de vida e aumento de pobreza.

Será que venceremos os discursos, narrativas e justificativas desvirtuados de autodefesa e engano coletivo:

rouba, mas faz;

os fins justificam os meios;

estou roubando porque os outros também estão!

perante os outros, sou um ladrão de galinhas…

eles estão nos perseguindo, estão fazendo uma condenação política…

Quando será que conseguiremos ir além das versões ficcionais para falar sobre a verdade?

Michel Epelbaum – diretor da Ellux Consultoria

Consulte nossos serviços de ConsultoriaTreinamento e Auditoria em Sistemas de Gestão de Compliance Integridade, nas Normas ISO 37001 – antissuborno e ISO 19600– compliance.

Saiba mais sobre este assunto em nossos posts relacionados:

GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE: A REAL APLICAÇÃO COTIDIANA

GESTÃO DE COMPLIANCE DE TERCEIROS: DA FICÇÃO POLICIAL À REALIDADE DO MUNDO DOS NEGÓCIOS

BRASIL DESPENCA EM RANKING DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO: OS RISCOS E AS EXIGÊNCIAS AUMENTAM!

COMPLIANCE E A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

BRASIL DECIDE ELABORAR NORMA CERTIFICÁVEL PARA SISTEMAS DE GESTÃO DE COMPLIANCE – NBR 19601

AVANÇOS NORMATIVOS EM GOVERNANÇA, COMPLIANCE E ANTISSUBORNO NA ISO – NORMAS ISO 19600 E ISO 37001

AVANÇO DAS CERTIFICAÇÕES ACREDITADAS DO SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO CONFORME A ISO 37001

Gostou? Compartilhe este post!

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.