Feliz Ano Novo com Energia Sustentável

Feliz Ano Novo com Energia Sustentável – Janeiro 2012

Artigo publicado na Revista “O Setor Elétrico” – Janeiro de 2012 – Ano 7 – Edição 72.

Este primeiro artigo da Coluna “Energia Sustentável” discorre sobre o que é Energia Sustentável e formas de implementá-la:

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o “Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos”. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para o acesso, uso consciente e geração de energia renovável, de modo a prover acesso universal a modernos serviços de energia, melhorar a eficiência energética global e aumentar a participação das energias renováveis dentro do consumo global.

O que é energia sustentável? A Organização das Nações Unidas (ONU) entende energia sustentável como aquela que é produzida e usada por maneiras que suportarão o desenvolvimento humano de longo prazo, em todas as suas dimensões sociais, econômicas e ambientais. Dentre os impactos ocasionados pela produção e uso da energia, podem-se exemplificar as emissões de gases de efeito estufa, que influenciam o aquecimento global do planeta, e o agravamento de doenças respiratórias da população afetada pela queima ineficiente de combustíveis fósseis e biomassa.

Sustentabilidade é uma palavra que passou a fazer parte do vocabulário dos líderes e personalidades mundiais nos últimos anos, sejam governantes, empresários, artistas ou ativistas. Eventos de destaque internacional passaram a demonstrar a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável, como a Copa do Mundo (construção sustentável dos estádios), Olimpíadas de Londres (“primeira olimpíada sustentável da história”) e os desfiles de carnaval.Leia mais!

Autor: Michel Epelbaum

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.