ADEUS 2016. E O QUE ESPERAR DE 2017!

Antes de abandonar de vez o difícil ano de 2016, aí vai meu resumo pessoal em meu último ato de desprendimento:

  1. ECONOMIA – No mundo: BREXIT, e a oficialização da economia de mercado na China. Por aqui, juros altos, estagflação, desemprego, endividamento e baixo investimento;

 

  1. POLÍTICA – No mundo: a onda conservadora no mundo, coroada pela eleição de TRUMP; morte de Fidel Castro (para alguns historiadores, o século XX se encerrou agora…); atos terroristas fazem soar o alarme. No Brasil, a derrocada do PT, impeachment, lava-jato e um novo frágil governo;

 

  1. SUSTENTABILIDADE – entra em vigor o acordo de Paris para mudanças climáticas; se acentua o drama dos refugiados na Europa, Ásia e África;

 

  1. CIÊNCIAS, ARTES & ENTRETENIMENTO – Star Wars “strikes again”; muitos icones se foram (David Bowie, Leonard Cohen, Prince, Cauby Peixoto, D. Paulo Evaristo Arns, Hector Babenco, Carlos Alberto Torres, Ferreira Gullar…); ondas gravitacionais de Einstein foram detectadas 100 anos depois da Teoria da Relatividade; acelerada ascensão e queda do fenômeno Pokemon Go;

 

  1. ESPORTES: Olimpiada da Zika “não deu zica”, Seleção Brasileira de futebol ressurge das cinzas, e Todos Somos Chapecoense!

 

E o que esperar de 2017 (e o que considerar do contexto da organização no nível macro dentro do planejamento estratégico)?

 

  1. ECONOMIA – Consequências da virada conservadora política no mundo. Início da longa trajetória de recuperação econômica no Brasil (queda de juros e inflação, reversão da deterioração do PIB e investimentos)

 

  1. POLÍTICA – mais um ano conturbado: a nova onda conservadora no mundo, liderada pelo imprevisível líder americano; No país: clímax da lava-jato, atingindo políticos maiúsculos de fórum privilegiado; julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE: novo afastamento?

 

  1. SUSTENTABILIDADE – Ano internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Paz, sustentabilidade e gestão são prioridades do novo secretário-geral da ONU. Implementação gradual dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, na prática, recursos limitados para a área…

Colegas profissionais, continuamos a nossa missão, de obter valor da gestão da sustentabilidade, qualidade e riscos, simplificando, integrando, focando nos temas críticos (dentre os quais “compliance”/anticorrupção/antissuborno, prevenção da poluição e Gases de Efeito Estufa, segurança de máquinas, higiene ocupacional, direitos humanos e trabalhistas).

CONSULTE NOSSOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E AUDITORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO, INCLUSIVE PARA AS NORMAS ISO 37001 E ISO 19600.

 

Gostou? Compartilhe este post!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.