Acidentes Recentes X Prevenção

Acidentes Recentes X Prevenção

Artigo publicado na Revista “O Setor Elétrico” – Março de 2016 – Ano 10 – Edição 121.

  • Nesta coluna o autor discorre sobre a falta de prevenção e gestão de riscos, falta de cumprimento de requisitos básicos legais, falta de fiscalização – alguns dos fatores da cadeia causal de acidentes recentes com graves consequências ambientais e sociais.

O que há em comum entre o Museu da Língua Portuguesa, a Samarco, os terminais de granéis de Alemoa, localizado em Santos, a boate Kiss, a Heineken, situada em Jacareí e o terminal portuário do Guarujá?  Já sabem, não é?  Falta de prevenção e gestão de riscos, falta de cumprimento de requisitos básicos legais, falta de fiscalização – alguns dos fatores da cadeia causal de acidentes recentes com graves consequências ambientais e sociais.

Sobre a falta de prevenção

Há muitos anos, ouvi uma comparação interessante (se bem que uma generalização seja questionável) entre a cultura japonesa e a brasileira quanto à qualidade: referindo-se ao ciclo PDCA – (P)lanejar, (D)esenvolver, (C)hecar e (A)tuar, ferramenta que também é a estrutura de gestão da ISO 9001 e da ISO 14001 – dizia-se que o japonês privilegiava o P para otimizar o D, enquanto o brasileiro negligenciava o P e concentrava-se no D, muitas vezes atuando como “bombeiro apagando incêndio”. E este tipo de mentalidade causa muitos destes acidentes e problemas que temos visto.

Teria a ver com esta nossa discussão sobre planejamento, prevenção e cultura brasileira…

Leia o artigo na íntegra! 

Autor Michel Epelbaum

Gostou? Compartilhe este post!

2 Comments

  1. Pingback: Mudanças na ISO 31000 – Gestão de Riscos – Ellux Consultoria

  2. Pingback: Riscos Globais 2018 – Fórum Econômico Mundial

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ellux Consultoria - há mais de 18 anos trazendo soluções em Gestão da Sustentabilidade, Qualidade e Riscos.

Oferecemos auditorias, consultoria, treinamentos e gamificações em Sistemas de Gestão com base nas Normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, ISO 26000, NBR 16001, SA 8000, ISO 50001, ISO 31000, ISO 37001, ISO 19600, NBR 19601, DSC 10000, PRÓ ÉTICA, BPM e outros modelos.